No penúltimo dia de Dakar, brasileiros encaram segundo dia mais longo do rali em 2021

No penúltimo dia de Dakar, brasileiros encaram segundo dia mais longo do rali em 2021

13 de janeiro de 2021 0 Por Rafael Gaspar

Representantes do Brasil na categoria carros, Guiga Spinelli e Youssef Haddad encaram nesta quinta-feira etapa com 465 quilômetros de trechos cronometrados, a segunda maior especial do Dakar neste ano

Mais importante rali do mundo, o Dakar 2021 terá amanhã a sua segunda maior especial, com 465 quilômetros de trechos cronometrados, o que deve ser um desafio interessante para os mais de 300 veículos no penúltimo dia de competições nesta quinta-feira, na Arábia Saudita.

Guiga Spinelli e Youssef Haddad, que representam o Brasil entre os carros, competindo com um Mini All4 Racing da equipe X-raid, lutam por um bom desempenho nos dois últimos de rali, após mais uma etapa difícil hoje na 10ª etapa. A quarta-feira teve início em Neom e os competidores chegaram ao final do dia em AlUla após enfrentarem 583 km de percurso total, sendo 241 km de deslocamento e 342 km de trecho especial cronometrado.

“No começo da especial nós nos complicamos em algumas referências e perdemos tempo. Depois ficamos mais uma vez presos no meio da poeira de competidores mais lentos. Foi um dia complicado, com muita terra e as diferenças de tempo entre os competidores eram bem próximas, então qualquer tempo perdido era valioso. Vamos ver o que acontece amanhã, continuaremos tentando melhorar a nossa posição até o fim do rali”, diz Guiga, que corre com patrocínio de BR Distribuidora com a marca Lubrax, iCarros, XP Investimentos, Fairfax Seguradora, Protune, W. Truffi Blindados e Dacar Motorsports.

A dupla brasileira fechou a etapa em 3 horas, 28 minutos e 5 segundos. Foram 24min08seg atrás do líder, concluindo o dia na 26ª posição. Na classificação geral acumulada, estão em 17o lugar, com muitos competidores próximos – até o 13º, por exemplo, são apenas dez minutos de diferença.

“Hoje não foi o dia que a gente esperava, ainda na parte inicial da especial tivemos um erro de navegação que nos custou alguns minutos. Além disso, isso nos colocou na poeira e ficamos encaixotados entre carros e sem conseguir impor nosso ritmo, uns 200 quilômetros desta forma. E foi só no terço final que voltamos a andar livres e conseguir recuperar um pouco. Mas agora é focar no dia de amanhã, a maior especial do Dakar em 2021, com mais de 500 quilômetros”, diz Youssef.

A 11ª e penúltima etapa do Dakar será disputada nesta quinta-feira e os competidores vão sair de AlUla até Yanbu. Será o segundo dia mais longo de especial do Dakar com 465 km, sendo que o deslocamento extra será de apenas 46 km. O rali chega ao final nesta sexta-feira, em Jeddah. O Fox Sports exibe um resumo desta etapa do Dakar na noite de hoje, a partir de 22h30