Stock prepara revolução para 2024. V8 dão lugar a motores turbo

Stock prepara revolução para 2024. V8 dão lugar a motores turbo

12 de maio de 2023 0 Por Rafael Gaspar

Por: Rodrigo Gini / Race Motor

A Stock Car Pro Series se prepara para uma revolução técnica a partir da próxima temporada. A Audace Tech, divisão de competições e projetos da Veloci, controladora da Vicar, trabalha de forma intensa no pacote que fará sua estreia no ano que vem, que marca uma ruptura total com a configuração atual. Especialmente quanto aos motores. O Racemotor apurou que os V8 norte-americanos que equipam a categoria desde 2003 darão lugar a propulsores turbo. No caso, os Ford EcoBoost 2.0 quatro cilindros em linha hoje já usados na Turismo Nacional, em versão aspirada.

A Audace Tech já iniciou os testes de pista com o novo chassi, cujo projeto foi comandado pelos engenheiros Guilherme Ferro e José Avallone. A ideia é entregar os primeiros exemplares às equipes ainda este ano, para proporcionar maior tempo de testes e preparação. O grupo controlador da Stock assume desta forma todo o processo de construção dos carros; preparação e manutenção dos propulsores, o que, até o fim deste ano, está nas mãos da Giaffone Racing (ex-JL).

A troca dos motores de maior capacidade cúbica (e número de cilindros) por unidades turbo é uma realidade em várias categorias internacionais. A Super GT japonesa (GT500); o DTM, na configuração válida até 2021 e a Top Race argentina apostaram nessa solução que, além de garantir maior eficiência térmica, reaproveita os gases do escapamento e, por isso, é mais amiga do meio ambiente. A principal diferença, para os fãs, será a mudança no som, já que sai o inconfundível ronco dos V8.