Marcella Assumpção, Anna Luiza Pimpão e Mariana Serafim são as campeãs da 1ª edição da Seletiva de Kart FIA Girls On Track na Granja Viana

Marcella Assumpção, Anna Luiza Pimpão e Mariana Serafim são as campeãs da 1ª edição da Seletiva de Kart FIA Girls On Track na Granja Viana

11 de maio de 2023 0 Por Rafael Gaspar

Evento inédito, organizado pela CFA, reuniu 36 pilotas e premiou as campeãs com a disputa da Copa Brasil

Trinta e seis pilotas de diferentes regiões do Brasil disputaram nesta segunda-feira, dia 8, a 1ª edição da Seletiva de Kart FIA Girls On Track, no kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). O evento, organizado pela Comissão Feminina de Automobilismo (CFA), é um marco na base do esporte a motor no país, incentivando o fortalecimento da modalidade entre as mulheres, que atualmente representam apenas 3% dos pilotos filiados à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

A competição contou com três categorias e teve como campeãs as paulistas Marcella Assumpção (Cadete) e Anna Luiza Pimpão (Júnior) e a brasiliense Mariana Serafim (Graduados). As três foram premiadas com inscrição e equipamentos (chassi + motor + pneus + equipe) gratuitos para disputar em julho a 24ª edição da Copa Brasil de Kart, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).

Pela manhã, a Seletiva de Kart FIA Girls On Track começou com as disputas entre as pilotas da Cadete (entre 8 e 11 anos) e Júnior (entre 12 e 15 anos). Na parte da tarde, foi a vez das representantes da Graduados (entre 16 e 25 anos), que teve o maior grid da competição, com 16 pilotas.

Em cada categoria, as competidoras foram separadas em dois grupos e foram para a pista para um treino livre, uma tomada de tempos, uma bateria classificatória (onde as três primeiras de cada grupo passaram automaticamente para a final) e uma repescagem, que definiu mais duas finalistas. A decisão contou com as oito melhores pilotas na pista, com a vencedora da corrida sendo declarada a campeã.

Todas as pilotas utilizaram os karts rental do Kartódromo Granja Viana, um dos patrocinadores da Seletiva de Kart FIA Girls On Track, que cedeu os karts gratuitamente para a disputa.

Na Cadete, Marcella Assumpção, de 10 anos, fez prevalecer seu conhecimento do kartódromo, onde andou pela primeira vez num kart aos 6 anos de idade. Ela foi a melhor do seu grupo na tomada de tempos e também venceu a bateria classificatória. Na final, largou na pole e venceu com sete segundos de vantagem.

“Estou muito feliz. Vai ser minha primeira vez na Copa Brasil e no Beto Carrero”, celebrou a pilota de São Paulo. “Estou correndo este ano a Copa SP KGV e estou liderando a Mini Max. Corro desde os seis anos, mas só há dois anos passei a correr profissionalmente”, contou Marcella.

Com 14 anos, Anna Luiza também comemorou muito sua conquista na Júnior. Ela travou uma bela disputa com a xará Ana Laura Ogawa e ficou com o título na final, após largar na pole position.

“Vim com o propósito de ganhar, mas já estava muito feliz por fazer parte deste evento inédito. Então, não poderia ter sido melhor. Vou correr minha primeira Copa Brasil e andar pela primeira vez no Beto Carrero”, revelou a pilota que é da cidade de Caraguatatuba, no litoral paulista.

“Comecei a correr com 9 anos, mas de brincadeira. Em 2021, passei a levar mais a sério. No ano passado já fiz o Brasileiro de Kart e estou disputando a Copa São Paulo Light de Kart”, completou Anna Luiza.

Fechando as três campeãs, a brasiliense Mariana Serafim, de 20 anos, partiu da segunda posição na final e conseguiu sair ilesa de uma confusão na largada para assumir a ponta e vencer a Graduados.

A pilota, que começou a correr aos 10 anos, chegou a competir na Cadete, Júnior Menor, F4, mas há algum tempo vinha se dedicando apenas ao kart rental. Ela também será estreante na Copa Brasil de Kart em julho.

“Foi uma conquista incrível. Como eu venho do rental, é muito raro ter uma oportunidade para correr com pilotos profissionais. Estou muito feliz por ser campeã na primeira edição da Seletiva de Kart FIA Girls On Track, principalmente pelo nível tão alto da disputa. Todas andaram forte nos treinos e classificatórias”, lembrou.

“Sem dúvida, essa competição é uma chance incrível para mostrar que as garotas também podem ser pilotas. Quando eu comecei em Brasília, tinham pouquíssimas mulheres e, num determinado momento, só eu corria de menina. No começo, desanimava, porque eu passava por coisas que os meninos não passavam. Então, ver tantas meninas hoje aqui na pista, mostra que é possível vencer as dificuldades”, ressaltou Serafim.

Presidente da CFA, Bia Figueiredo dividiu a organização e realização do evento com a publicitária Bruna Frazão, também integrante da comissão. Apesar dos desafios de realizar uma seletiva feminina pela primeira vez, o saldo foi muito positivo ao final do evento.

“É muito emocionante termos no evento tantas meninas, de vários lugares do Brasil. Do kart indoor e do kart profissional. A nossa ideia e o nosso objetivo é aumentar a base de pilotas no kart. Por isso, fizemos a seletiva com os karts 4 tempos e os rental karts também, o que dá uma democratizada e, assim, conseguimos atingir mais meninas”, comentou Bia, lembrando que no total o evento recebeu mais de 70 inscrições.

“Tivemos uma manhã bem corrida, com muitos desafios, porque na Cadete algumas meninas nem cabiam no kart. Por mais que elas tenham três anos apenas de diferença na idade, muda muito na questão de altura/peso e tentamos adaptar da melhor forma possível para elas conseguirem andar e disputarem. Foi um desafio, mas acredito que conseguimos fazer uma competição justa e selecionar as melhores”, avaliou.

“Só tenho a agradecer a todas que participaram e o que reforçamos é para elas não desistirem, seguirem treinando e quem sabe na nossa segunda seletiva elas também não estarem entre as campeãs”, continuou a presidente da CFA.

“Estou muito feliz. Gostaria de agradecer à Granja Viana por todo o apoio, ao Rubens Carcasci, presidente da CNK (Comissão Nacional de Kart), que nos ajudou bastante com sua experiência em eventos de seletiva, a todo o meu time da CFA, especialmente a Bruna (Frazão), que faz todos os eventos, aos nossos patrocinadores, ao presidente Giovanni Guerra, que sempre nos apoiou dentro da CBA, ao FIA Grant Programme e a todos que ajudaram a organizar o evento. Brinquei que é muito mais fácil ser piloto, sentar e acelerar, do que organizar, porque a preocupação é muito grande em fazer um campeonato justo e legal. Então foi intenso demais, mas estou muito feliz com o resultado”, completou Bia Figueiredo.

A premiação total da seletiva será equivalente a aproximadamente 30 mil reais. As três campeãs receberão para a Copa Brasil um kart completo da Bravar e mão de obra da equipe oficial Bravar; três jogos de pneus MG, como definido no regulamento; aluguel do motor RBC, conforme regulamento; inscrição, peças reservas em caso de batidas (até 2 mil reais), um macacão, um par de luvas, uma sapatilha e crédito de 3 mil reais para a compra de um capacete (despesas com viagem, hospedagem e alimentação para a Copa Brasil são de responsabilidade das vencedoras).

Marcella Assumpção vai para a pista no Grupo 1 da Copa Brasil, entre os dias 19 e 23 de julho, na categoria Cadete. Anna Luiza estará na F4 Júnior e Mariana Serafim na F4 Graduados, ambas no Grupo 2, entre os dias 25 e 29 de julho.

Durante o evento na pista catarinense, elas serão acompanhadas de perto por Bia Figueiredo, que trabalhará ao lado da CNK, exercendo a função de piloto consultor na Copa.

Esse é o primeiro de outros importantes projetos visando uma maior participação feminina no automobilismo e que serão apresentados ao longo do ano pela CFA. Além de Bia Figueiredo e Bruna Frazão, a comissão ainda conta com a engenheira da Stock Car Rachel Loh.

A primeira Seletiva de Kart FIA Girls On Track no Brasil conta com o apoio do Kartódromo Granja Viana, Bravar, MG Pneus, RBC Motores e subsídio do FIA Grant Progamme.

Resultado das Finais da Seletiva de Kart FIA Girls On Track:

Cadete

  1. Marcella Assumpção 14 voltas em 12min12s006
  2. Marina Brandão a7s500
  3. Isabelly Ferreira a 11s926
  4. Nicolle Campos a 12s195
  5. Tandara Cristine a 12s486
  6. Manuella Bernadelli a 23s428
  7. Eloisa Rodrigues a 28s671
  8. Isabela Alves a 2 voltas

Júnior

  1. Anna Luiza Pimpão 14 voltas em 12min18s356
  2. Ana Laura Ogawa a 2s198
  3. Yasmim Maria a 15s476
  4. Adrielli Lorentz a 15s813
  5. Gabriela Machado a 26s033
  6. Valentina Rocha a 26s378
  7. Giovana Marinoski a 27s574
  8. Mariane Lechi a 1 volta

Graduados

  1. Mariana Serafim 14 voltas em 12min07s508
  2. Ana Julia Miranda a 8s314
  3. Olivia Garcia a 9s089
  4. Helena Teixeira a 9s286
  5. Maria Machado a 10s054
  6. Via Alves a 12s495
  7. Sarah Rudeck a 35s418
  8. Maria Eduarda a 7 voltas