Stock Car homenageia seu fundador, Reinaldo Campello

Stock Car homenageia seu fundador, Reinaldo Campello

28 de março de 2023 0 Por Rafael Gaspar

Por: Nathalia de Vivo / F1 Mania

Um dos fundadores da Stock Car Pro Series, o paulista Reinaldo Campello será homenageado no próximo domingo, quando a categoria disputará a etapa de abertura da temporada 2023. A prova, a ser realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), levará o nome do empresário, que ainda nos anos 1970 se tornaria um dos destaques do esporte a motor nacional. Ao lado dos irmãos Affonso e Zeca Giaffone, entre outros colaboradores da época, Campello foi um dos principais responsáveis pelo projeto de criação da Stock Car, em 1979.

Campello faleceu no último dia 21 de março, aos 78 anos, deixando como legado iniciativas e projetos ligados ao automobilismo nacional. O ex-piloto foi um dos principais entusiastas e incentivadores para que a General Motors, dona da marca Chevrolet, criasse uma categoria exclusiva para os lendários Opalas e aprofundasse seu envolvimento no automobilismo. O sonho do empresário virou realidade em 22 de abril de 1979, quando o Campeonato Brasileiro de Opala Stock Car realizou a primeira corrida da sua história, no traçado gaúcho de Tarumã. Reinaldo foi um dos pilotos que integrou o grid naquela prova histórica.

Nascido em 5 de janeiro de 1945, Campello disputou um total de 69 corridas na Stock Car, conquistando três vitórias (Interlagos, 1980; Guaporé, 1981; e novamente em Interlagos, em 1982). Conhecido pela velocidade e forte personalidade, ele subiu ao pódio nove vezes e marcou seis poles, além de ter feito cinco melhores voltas ao longo da carreira, encerrada nas pistas da categoria em 1986.

Entre os grandes legados deixados por Campello foi o de ter inserido a Stock Car no rol de transmissões da TV aberta. Ao lado de Galvão Bueno e o então chefe de equipe Washington Bezerra, Reinaldo levou a categoria para ser exibida ao vivo na Band nos anos 1980. Na época, Campello também ocupava a função de diretor de esportes da emissora do Morumbi.

Outro feito alcançado por Campello e que jamais foi repetido desde então foi o de levar a Stock Car para correr na Europa. Em 1982, ele foi o principal responsável por organizar o enorme desafio logístico ao embarcar 20 Opalas para Portugal e concretizar a realização de duas corridas no Autódromo do Estoril, com 16 pilotos brasileiros e quatro portugueses. Reinaldo viabilizou, além da logística, também patrocínio para todas as despesas que envolveram a execução das duas corridas, realizadas em 3 e 18 de julho daquele ano.

Homenagens — Em 2019, durante as celebrações pelos 40 anos da categoria, a Stock Car promoveu uma corrida envolvendo cerca de 20 ex-pilotos históricos, todos eles a bordo dos icônicos Opalas. O evento, que teve lugar no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, contou com a participação de Campello.
Reinaldo Campello foi recentemente homenageado pela Stock Car. Em 31 de julho de 2022, em Interlagos, aquele que foi um dos fundadores da categoria deu a bandeirada que simbolizou a largada da Corrida das Lendas, prova de exibição que contou com três dos maiores da história do automobilismo brasileiro: Ingo Hoffmann, Paulo Gomes e Chico Serra.