FVee e ECPA fazem ação de sustentabilidade  com plantio de árvores e reciclagem

FVee e ECPA fazem ação de sustentabilidade  com plantio de árvores e reciclagem

30 de novembro de 2022 0 Por Rafael Gaspar

A penúltima etapa da Copa ECPA, neste sábado em Piracicaba, será marcada por programa pioneiro no automobilismo nacional de proteção ambiental

Piracicaba, 30 de novembro de 2022. Uma ação de sustentabilidade e proteção ambiental marca a disputa da penúltima etapa da Copa ECPA de Fórmula Vee, neste sábado (3/12), em Piracicaba.

A FVee e o ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em parceria com a BR&Co., uma das principais gestoras ambientais do país, irão implantar o sistema Ways8 no esporte a motor. Pioneiro na preservação e conscientização ambiental, o Ways8 é uma StartUp da BR&Co. que opera no sistema Aterro Zero e Carbono Neutro.

Pela primeira vez na história de uma categoria de fórmula no país, será feita uma avaliação da emissão de CO2 durante a competição para a obtenção de créditos de carbono, que serão originados no plantio de árvores na área do autódromo.

“Entre treinos e provas, estimamos que a emissão de carbono nesta etapa corresponde ao plantio de 5 árvores. Mas vamos plantar 10”, afirma o biólogo Leandro Henrique, fundador da BR&Co.. Os cálculos realizados utilizam a metodologia do IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental para a Mudança de Clima), criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Para isso, os carros da FVee serão equipados com um carbonômetro, que será instalado junto ao painel para determinar a quantidade de CO2 emitida, de acordo com a quilometragem percorrida e o consumo de combustível (etanol).

“Além disso, iremos colocar um abrigo de resíduos para coleta de descarte de óleo, água de radiador, pneus, bloco de motor e outros materiais, além de tudo o que poderá ser reciclado em demais áreas do ECPA, como na lanchonete”, afirma Leandro Henrique. “Em todo o mundo, as grandes empresas estão voltadas para programas de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) de proteção do meio ambiente, e acreditamos que o automobilismo, diante de seus enormes desafios, pode sim contribuir neste aspecto .”

Para Flávio Menezes, diretor da FVee, este é mais um passo no processo de desenvolvimento e evolução da categoria. “Nos últimos anos, melhoramos os carros, como a nova suspensão, câmbio e análise técnica, que resultaram em maior rendimento e eficiência, com menos quebras e desperdício de equipamento. E agora, junto com o ECPA, que nos cedeu o espaço para o plantio das árvores, iniciamos este programa de preservação e controle ambiental, que é não só uma prioridade nossa, mas de todo o planeta”, afirma.

Daniela Gianetti, presidente do ECPA, irá ainda reforçar a ação. “O nosso autódromo existe há 33 anos e sempre tivemos uma grande preocupação ambiental. Temos um espaço cercado por muito verde e ficamos felizes por poder contribuir com essa ação, tão importante para esta região e um marco para o automobilismo, que faz parte do nosso DNA”, diz. Além das árvores que serão geradas pela ação promovida pela FVee e pela BR&Co., o ECPA também irá promover o plantio de mais 90 mudas.

Como parte da ação de sustentabilidade, os troféus desta etapa seguem o padrão da FVee e do ECPA: são fabricados em MDF, material criado a partir de fibras de madeira de reflorestamento, contribuindo assim para a redução do desmatamento de florestas. São fornecidos pela Aroni Troféus.

Título em jogo

A penúltima etapa da Copa ECPA terá mais uma vez a disputa dos pilotos contra o principal candidato ao título na atual temporada. André Suenaga caminha para se tornar o primeiro piloto na história da competição a vencer em todas as divisões.

Suenaga lidera na Elite 1, que considera a soma dos resultados da 1ª bateria, na classificação geral e na Máster, para pilotos acima de 40 anos. O mesmo acontece na Elite 2, com os resultados da 2ª bateria.

Saulo Soares é o principal adversário de Suenaga na briga pelo título. Ele ocupa o segundo lugar nas quatro divisões. Soares vai tentar ao menos reduzir a diferença para o líder, de olho na etapa decisiva.

As provas deste sábado serão disputadas às 11h30 e às 16h30. Os treinos livres e classificatórios começam a partir das 8h30. A última e decisiva etapa será realizada no início de 2023, em data a ser definida.